Unhas do gato: devo cortar?
Cortar as unhas do gato?
Para os gateiros mais experientes, essa pode ser uma questão simples, mas essa é uma dúvida mais comum do que se imagina. Mas afinal, é preciso cortar as unhas dos felinos? A resposta é: DEPENDE. As garras são fundamentais para que os pets exerçam seus instintos naturais, como escalar, pular e arranhar. Entenda melhor no artigo abaixo!
Cuidados próprios
De certa forma, os felinos cuidam sozinhos de suas garras, principalmente arranhando superfícies, o que remove a camada externa desgastada, permitindo que as unhas se mantenham afiadas e saudáveis. Esse comportamento também ajuda a marcar território, alongar os músculos e liberar energia acumulada.
Como ajudar
Você sabia que arranhadores costumam ser grandes aliados dos pets nessa missão? Pois é, este é um item que ajuda, e muito, a manter as garras em boas condições, sem a necessidade frequente de um grande esforço por parte dos humanos ou idas constantes a um “salão de beleza”, ou seja, ao pet shop perto de sua casa para que profissionais façam o corte.
Casos específicos
Sim, em algumas situações o pet pode precisar de ajuda! Como quando o animal não tem acesso a superfícies adequadas para arranhar ou não gosta de arranhadores. Além disso, se o gato é idoso ou tem problemas de mobilidade, ele pode não conseguir cuidar das próprias unhas de forma adequada, e o corte regular ajuda a evitar unhas grandes ou encravadas.
Quando cortar
As garras dos felinos são retráteis e ficam escondidas, só aparecendo quando há algum estímulo. Mas, se elas estão visíveis mesmo quando o animal está relaxado, está na hora de aparar. Antes de cortar, prepare-se adequadamente para realizar o procedimento de maneira confortável e segura, tanto para o pet quanto para você. Veja algumas dicas:
- Ambiente: os gatos são sensíveis ao estresse, e um ambiente agitado e barulhento pode deixá-los ansiosos. Uma boa dica é borrifar FeliComfort em uma toalha ou pano e colocá-lo perto do gato, ou até mesmo envolver o pet nele.
- Costume: seu gato não se sente confortável ao ter as patas manuseadas? Comece a tocar e segurar suavemente as patas do gato por alguns segundos diariamente. Isso pode ajudá-lo a se acostumar com o corte das unhas no futuro.
- Cortador: sabia que existem cortadores de unhas próprios para gatos? Eles são projetados para cortar as garras dos felinos de maneira mais segura e rápida, evitando que as unhas quebrem ou lasquem.
- Segredo: as unhas dos gatos são divididas em duas partes: a externa, que é translúcida, e a interna, chamada de “sabugo”, onde passam nervos e vasos sanguíneos. Corte a parte translúcida da unha, deixando margem de segurança.
- Cuidado: após cortar as unhas, ofereça uma recompensa ao gato, como petiscos ou brinquedos. Isso ajudará o felino a associar o corte de unhas com algo positivo, facilitando o processo nos próximos cortes.
Frequência do corte
A frequência do corte varia de gato para gato. É recomendado verificar as unhas a cada duas semanas para avaliar a necessidade. Alguns pets podem precisar de cortes mais frequentes, enquanto outros demoram mais tempo. Caso o felino demonstre muito desconforto ou medo, mesmo em um ambiente tranquilo e seguro, não insista e procure a ajuda de um veterinário.
Não tem erro
Independentemente de você conseguir aparar as garras do seu felino ou não, que tal oferecer mais conforto, menos estresse e uma vida muito mais “ronron” para o seu gato? A dica de hoje, e de sempre, é: Felicomfort, que você conhece e adquire clicando aqui!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Festas de fim de ano: como tornar os eventos menos estressantes para os felinos?
Saiba como tornar esse período de celebração menos estressante para os gatos!
O que é a síndrome de Pandora em gatos?
Atenção e cuidado com os felinos diante das doenças do trato urinário.
Quais os cuidados essenciais com os felinos no verão?
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com os gatos. Saiba como protegê-los!
Segurança felina: o papel das telas de proteção
A importância da proteção contra quedas e os perigos das ruas para os gatos!
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!