Meu gato arranha o sofá. E agora?
Arranhar sofá é natural
Um comportamento natural dos felinos, a arranhadura é um desafio e tanto para os tutores quando não direcionada ao local correto, não é mesmo? Assim, o investimento em medidas de redirecionamento será uma estratégia indispensável para a manutenção do bem-estar do seu gato e harmonia do lar. Confira abaixo como agir da maneira correta!
Liberar feromônios
Para os gatinhos, arranhar desempenha a função de liberar feromônios imperceptíveis para os humanos, mas altamente detectáveis para outros gatos. Isso é feito por meio de glândulas presentes na região das patas, uma forma eficaz de comunicação entre a espécie que estabelece limites territoriais.
Afiando as garras
Outra função bastante importante no ato da arranhadura, é quando o felino se estica e afia as suas garras, algo que é essencial para manter seus músculos flexíveis e suas articulações saudáveis. Além disso, esse processo ajuda a remover as camadas externas das garras, mantendo-as devidamente aparadas.
Comportamentos indesejados
Quando se trata de arranhaduras, esse é um comportamento comum dos felinos como resposta a situações de estresse, ansiedade ou frustração. O que pode ser causado por mudança no ambiente, novos membros da família (seja humano ou qualquer animal) ou, até mesmo, um momento de tédio.
Redirecionar o comportamento
Uma das maneiras mais eficazes para evitar que o gato realize a arranhadura em locais inapropriados é o redirecionamento. Isso mesmo, disponibilize postes de arranhar, arranhadores verticais ou tapetes específicos, certificando de colocar os itens em locais estratégicos da casa como: perto do sofá, da cama, ou em ambientes onde o gato gosta de dormir ou brincar.
Gato ativo
Outro aliado muito importante para lidar com esse desafio é o enriquecimento ambiental, que irá manter o gato mentalmente estimulado e fisicamente ativo com brinquedos interativos, brincadeiras, entre outras atividades. Pois é, quanto mais o gato se entreter e se exercitar, menos propenso ele será a descontar sua energia no sofá, por exemplo.
Estímulos e recompensas
Outra dica que poderá facilmente ser aplicada é o reforço positivo, ou seja, o ato de elogiar e recompensar o seu gato com petiscos sempre que ele praticar a arranhadura no local correto. Essa é uma estratégia que fortalece o comportamento e aumenta de forma significativa a probabilidade de que ele continue a usar essa alternativa.
Use feromônio
Se você ainda não conhece o feromônio facial felino (F3), indicamos muito. Ele pode ser aplicado nos locais em que você não quer que o gato arranhe como, por exemplo, o sofá. Assim, é possível redirecionar o comportamento para o arranhador e, ainda por cima, promover o bem-estar do bichinho por conta da presença reconfortante do feromônio.
Ou seja…
Embora seja um comportamento desafiador, abordando de maneira positiva e proativa você verá resultados. Comece por entender as razões por trás da ação e ofereça alternativas adequadas. Com paciência, consistência e cuidado, você conseguirá sim minimizar o comportamento. Quer saber mais sobre cuidados, comportamentos e curiosidades sobre o mundo dos gatos? Clique e acesse o blog oficial da Avert!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Festas de fim de ano: como tornar os eventos menos estressantes para os felinos?
Saiba como tornar esse período de celebração menos estressante para os gatos!
O que é a síndrome de Pandora em gatos?
Atenção e cuidado com os felinos diante das doenças do trato urinário.
Quais os cuidados essenciais com os felinos no verão?
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com os gatos. Saiba como protegê-los!
Segurança felina: o papel das telas de proteção
A importância da proteção contra quedas e os perigos das ruas para os gatos!
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!