Descomplicando as bolas de pelos em gatos
Os gatos, conhecidos por sua limpeza impecável, se cuidam usando a língua, que tem papilas gustativas pontudas como um pente. Ao se lamberem, os pelos soltos são puxados e, às vezes, ingeridos. Quando estes pelos não são digeridos, eles formam as conhecidas bolas de pelos, chamadas de tricobezoar.
Essas bolinhas de pelos são misturas de pelos, saliva e suco gástrico, às vezes com restos de comida. É normal que o gato as elimine, seja vomitando ou nas fezes. Veterinários consideram de 1 a 2 vezes por mês como uma frequência comum e saudável. Nas trocas de pelos, como no outono e primavera, isso pode ocorrer com mais frequência.
De forma geral, o felino é capaz de expelir a bola de pelos sem precisar de ajuda, mas a cena pode gerar algum desconforto no tutor, especialmente quando o pet tem um pouco mais dificuldade neste momento e aparenta estar engasgando.
Quem já viu a cena sabe que nem sempre é agradável de se assistir. Mas há gatinhos que têm dificuldade em se livrar das bolas de pelos, o que pode causar problemas de saúde sérios. Um animal que não elimina bola de pelo nem por meio do vômito e nem por meio das fezes pode apresentar fraqueza e apatia, prisão de ventre, vômitos líquidos e regurgitações frequentes. Animais com mais de dois dias de sintomas devem ser encaminhados ao veterinário e, em alguns casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção da bola de pelos.
Há formas eficazes de prevenir as bolas de pelos nos gatinhos. Uma delas é escovar regularmente seu amigo felino para remover os pelos soltos, reduzindo o acúmulo. Outra opção é ajudar na digestão desses pelos, como o uso de extrato de malte, um produto natural que ajuda na saúde do sistema digestivo dos felinos.
O extrato de malte gera um efeito estimulador do sistema digestivo do felino, ajudando a eliminar as bolas de pelos de forma natural através das fezes, sem gerar desconforto, e quando é fornecido com uma certa frequência para os felinos, pode ajudar a prevenir problemas como obstrução gástrica ou intestinal pela presença do tricobezoar.
Pensando no conforto dos gatos e buscando trazer uma solução que facilite o trabalho dos veterinários, a Avert apresenta o HBFel, um suplemento com extrato de malte e cistina. Esse produto foi criado para ajudar na eliminação das bolas de pelos de maneira natural e sem causar estresse no seu gatinho.
O HBFel possui uma formulação altamente palatável, que facilita a ingestão espontânea pelo pet. Sugerimos que durante os primeiros 15 dias ele seja oferecido diariamente e, depois disso, uma vez por semana, ou a critério do médico veterinário.
Sobre a Avert Saúde Animal
A Avert Saúde Animal faz parte da Biolab, uma farmacêutica inovadora. Desde 2013, atuamos no mercado veterinário com o compromisso de promover as melhores práticas farmacêuticas para o desenvolvimento contínuo da medicina veterinária no Brasil. Oferecemos uma variedade de produtos, incluindo medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos para cães e gatos. Nosso constante investimento em tecnologias de produção e busca pela inovação refletem nosso compromisso com a saúde e bem-estar animal. Saiba mais em: www.avertsaudeanimal.com.br.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.
Quando o gato é considerado idoso?
Saiba tudo sobre a infância, juventude, ou terceira idade do seu felino!
Setembro vermelho: prevenção de doenças cardíacas nos gatos
Os segredos para prevenir e cuidar da saúde cardíaca do seu felino!
Feromônio Facial: a chave para o bem-estar dos felinos
Lançamento da Avert, FeliComfort ajuda a transmitir a sensação de segurança,
conforto e bem-estar no ambiente, reduzindo o estresse dos gatos.
5 sinais que o gato está estressado
Veja dicas para identificar e resolver o estresse do seu gato!