Chocolates e gatos não combinam. Descubra aqui por quê.
Gatos e chocolates
Uma das iguarias mais apreciadas por nós humanos ao redor do mundo, o chocolate é extremamente perigoso quando se trata dos nossos felinos e você irá conferir abaixo cada detalhe e cada motivo para não dar chocolate ao seu gato de maneira alguma!
Composição do chocolate
A “teobromina” é uma substância química presente em grandes quantidades no cacau e é uma ameaça muito grande à saúde dos pets, levando em conta que é o ingrediente base na maioria dos tipos de chocolate.
O organismo humano metabiliza a teobromina com facilidade, já os gatos não possuem as enzimas necessárias para isso, resultando no processamento muito mais lento da substância e causando um quadro de intoxicação alimentar no animal.
Efeitos colaterais do chocolate
Nos felinos, o acúmulo de teobromina desencadeia em uma série de efeitos colaterais como: sintomas gastrointestinais, vômitos e diarreia. Além disso, o gato pode ter alterações cardiovasculates, com um aumento da frequência cardíaca e arritmias.
A substância causar ainda distúrbios no sistema nervoso central, com sinais de agitação e convulção. Além de impactos no sistema respiratório, causando respiração rápida e superficial e possíveis danos renais.
A intoxicação pode ser fatal
Dependendo do tipo do chocolate, contendo mais ou menos cacau, e da quantidade ingerida, pode acontecer de o seu felino ter uma intoxicação muito mais grave por teobromina, o que pode levar seu gatinho ao coma e, até mesmo, à morte.
Quando falamos de quantidade, o ideal é zero, porém, em caso de ele comer acidentalmente, dependendo do peso do animal, mesmo as pequenas quantidades de chocolate podem ser extremamente perigosas e devem ser evitadas.
Proteção do seu bichinho
A melhor maneira de proteger os felinos é mantendo qualquer alimento que contenham chocolate fora do seu alcance. Isso inclui bolos, biscoitos, sobremesas ou qualquer outro alimento que contenha cacau. Deixe todo mundo avisado por aí!
Em datas comemorativas como a Páscoa, o Natal ou Ano Novo, redobre a atenção e, caso queira incluir o seu gatinho na celebração, a dica é sempre o petisco próprio para os felinos, que poderá ser apreciado de forma totalmente segura.
Meu gato comeu chocolate, e agora?
Caso aconteça um acidente e o seu gato ingeriu chocolate, atente-se aos sinais como: vômitos, diarreia, agitação, tremores e respiração rápida. Ao notar esses sintomas, entre em contato imediatamente com um médico veterinário.
É fundamental que você não dê remédios para o seu bichinho sem a orientação de um especialista e, também, jamais utilize qualquer solução caseira, pois a ingestão de qualquer substância pode complicar ainda mais o quadro de saúde do animal.
Conscientização e conclusão
É preciso se conscientizar sobre os perigos do chocolate para a saúde dos nossos bichinhos. Por isso, compartilhe esta publicação com seus amigos “pais de pet”. Assim, nossos felinos ficam protegidos e continuarão nos alegrando todos os dias!
Tenha muito mais dicas de cuidados, curiosidades, comportamentos e diversos conteúdos extremamente ricos em informação para o dia a dia do seu bichinho acessando o Blog Oficial da Avert!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.
Quando o gato é considerado idoso?
Saiba tudo sobre a infância, juventude, ou terceira idade do seu felino!
Setembro vermelho: prevenção de doenças cardíacas nos gatos
Os segredos para prevenir e cuidar da saúde cardíaca do seu felino!
Feromônio Facial: a chave para o bem-estar dos felinos
Lançamento da Avert, FeliComfort ajuda a transmitir a sensação de segurança,
conforto e bem-estar no ambiente, reduzindo o estresse dos gatos.
5 sinais que o gato está estressado
Veja dicas para identificar e resolver o estresse do seu gato!