Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
As bolas de pelo
Se você é gateiro, já deve ter visto seu amigo felino vomitar bolas de pelo. Por mais que pareça comum, é motivo de preocupação e pode gerar até problemas de saúde mais sérios para o seu pet. Pensando nisso, no artigo abaixo, exploramos tudo sobre essa tal “bola de pelo“, desde sua formação, os motivos, quais os riscos e, claro, como preveni-las. Vamos lá?!
Como se formam?
As bolas de pelo, ou tricobezoares, são aglomerados de pelos que se formam no trato gastrointestinal dos gatos. Durante a auto-limpeza, os gatos ingerem pelos soltos, que podem se acumular no estômago e formar uma massa compacta. Essa massa pode ser expelida pelo vômito ou, em casos mais graves, causar até obstruções intestinais. Estima-se que cerca de 30% dos felinos apresentam bolas de pelo em algum momento da vida.
Quais os motivos?
A formação de bolas de pelo está ligada ao comportamento de higiene dos gatos, mas alguns fatores específicos podem aumentar, e muito, essa tendência:
- Pelagem Longa: Gatos de pelagem longa, como Persas e Maine Coons, ingerem mais pelos durante a limpeza;
- Mudança de Estação: Na troca de pelagem, que ocorre na primavera e no outono, a quantidade de pelos soltos aumenta;
- Estresse e Ansiedade: Gatos estressados podem se lamber com muito mais frequência, ingerindo um número excessivo de pelos.
- Problemas dermatológicos: Infecções, parasitas ou alergias dermatológicas também podem levar a uma lambedura excessiva.
Quais os problemas?
Embora sejam comuns, as bolas de pelo podem causar problemas de saúde nos felinos como: vômitos, tentativas de expelir e obstrução intestinal, onde em casos de bloqueios, exigem até mesmo intervenção veterinária. Além do desconforto, é possível que seu gato diminua o costume da refeição por perda do apetite.
Como prevenir?
A prevenção é a chave para evitar que as bolas de pelo se tornem um problema maior. Escove seu felino regularmente para remover pelos soltos e, em caso de gatos de pelagem longa, o indicado é que a escovação seja diária. Use rações específicas que ajudam a reduzir a formação de bolas de pelo, as ricas em fibras são ótimas. As pastas com extrato de malte ajudam a lubrificar o trato digestivo, facilitando a passagem dos pelos ingeridos.
Mais prevenção
Certifique-se que seu gato beba bastante água para ajudar a manter o trato digestivo funcionando. Mantenha seu felino ativo para reduzir o estresse. O uso de feromônio facial felino (F3) no ambiente pode ajudar na redução do estresse e na melhoria do bem-estar. Lembrando que os gatos de pelagem longa precisam de cuidados adicionais para prevenir bolas de pelo, com monitoramento regular para verificar se há nós e embaraços na pelagem.
Tem tratamento?
A observação dos sintomas e exames veterinários, como radiografias e ultrassonografias, podem confirmar a presença de bolas de pelo. O tratamento pode variar de pastas de malte e alimentos ricos em fibras até intervenções cirúrgicas em casos graves. As bolas de pelo são uma parte natural da vida dos gatos, mas com os cuidados certos, é possível minimizar os riscos e manter seu amigo felino saudável e confortável.
Feromônio facial sintético
Se um dos principais motivos para o seu gato vomitar bolas de pelo é o estresse, que tal diminuir esse sentimento e promover o bem-estar e conforto a ele? Clique aqui e conheça todos os benefícios do FeliComfort!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.
Quando o gato é considerado idoso?
Saiba tudo sobre a infância, juventude, ou terceira idade do seu felino!
Setembro vermelho: prevenção de doenças cardíacas nos gatos
Os segredos para prevenir e cuidar da saúde cardíaca do seu felino!
Feromônio Facial: a chave para o bem-estar dos felinos
Lançamento da Avert, FeliComfort ajuda a transmitir a sensação de segurança,
conforto e bem-estar no ambiente, reduzindo o estresse dos gatos.
5 sinais que o gato está estressado
Veja dicas para identificar e resolver o estresse do seu gato!