Acne felina: O que é?
Acne felina
Você sabia que, assim como os humanos, os felinos também podem sofrer com as acnes? Isso mesmo, chamada de “acne felina”, ela é uma condição dermatológica bastante comum, que se caracteriza pela formação de comedões (cravos) na face dos pets, especialmente no queixo e nos lábios. Embora não seja algo tão grave, problemas assim sempre podem causar um desconforto significativo para os gatos e requer cuidados adequados para controle e prevenção de complicações. Quer saber como? Confira abaixo!
Característica
A característica da acne felina se dá quando entope os poros, por conta do acúmulo de sebo na pele do pet. Esse sebo é uma substância oleosa, composta principalmente por lipídios (gorduras), ceras e esteróis que é secretada pelas glândulas sebáceas. Apesar da produção de sebo ser fundamental para a saúde da pele dos gatos, sendo uma forma de proteção para evitar a perda de água e o ressecamento, uma produção excessiva pode contribuir para o surgimento das acnes.
Aspectos
Como uma condição multifatorial, esse é um dos aspectos que devem ser avaliados. Além disso, certas espécies como: os persas, parecem ter maior à acne devido a características genéticas específicas. A higiene adequada é outro fator associado ao quadro. Normalmente, os felinos que apresentam dificuldade em executar a sua auto limpeza, por conta de condições pré-existentes, ficam mais suscetíveis ao acúmulo seco e, consequentemente, à formação das espinhas.
Causas
Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do problema são os desequilíbrios hormonais e as situações de estresse, por meio da liberação de hormônios como o cortisol. Por fim, alergias e sensibilidades cutâneas, como as reações a materiais das tigelas de alimentação, especialmente se forem de plásticos, têm sido associadas a esse desenvolvimento, causando a piora da acne em felinos.
Sintomas
Os animais afetados apresentam cravos, pústulas (bolinhas com acúmulo de pus), coceira, feridas com crostas e alopecia. As áreas afetadas são lábios, queixo e nariz. Em casos mais severos, pode haver inflamação, vermelhidão e inchaço. A região fica mais suscetível a ação de agentes externos podendo ocorrer a piodermite (infecção bacteriana). Não se deve espremer a acne do gato, pois pode piorar a inflamação ou, até mesmo, causar lesões na pele.
Tratamento
Ao notar os sintomas citados acima, leve o animal para uma avaliação com o médico veterinário, que será responsável por definir a melhor abordagem. O tratamento inclui limpeza regular da área afetada e, se necessário, antibióticos para infecções secundárias. Para evitar, mantenha a boa higiene e siga as orientações do profissional para prevenir recorrências. Afinal, com o manejo adequado, trata-se de um problema que se resolve facilmente, caso não seja uma condição crônica.
Prevenção
As medidas para prevenir a acne nos felinos incluem:
- Manter a higiene regular do gato, especialmente nas áreas afetadas;
- Evitar materiais de tigelas de alimentação que possam desencadear reações alérgicas;
- Controlar fatores ambientais que possam contribuir para o estresse do animal.
Lembrando que, com um diagnóstico precoce, tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas, são estratégias fundamentais para controlar a acne felina e manter o bem-estar dos pets. Quer saber tudo sobre saúde, cuidados e curiosidades sobre os gatos? Clique aqui e acesse mais artigos do nosso Blog!
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Festas de fim de ano: como tornar os eventos menos estressantes para os felinos?
Saiba como tornar esse período de celebração menos estressante para os gatos!
O que é a síndrome de Pandora em gatos?
Atenção e cuidado com os felinos diante das doenças do trato urinário.
Quais os cuidados essenciais com os felinos no verão?
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com os gatos. Saiba como protegê-los!
Segurança felina: o papel das telas de proteção
A importância da proteção contra quedas e os perigos das ruas para os gatos!
Pulgas podem transmitir doenças para os gatos?
Saiba tudo sobre essa praga e as consequências dela para nossos felinos!
Gato pode ficar sozinho em casa?
Os felinos são independentes, mas o bastante? Confira!
Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata em felinos
A conscientização vai além dos homens, os felinos também sofrem com a doença!
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!