5 sinais de confiança dos felinos
Relação entre humano e felino
Trata-se de uma relação construída com laços afetivos únicos, já que os gatos, conhecidos por sua natureza independente, têm maneiras diferentes de expressarem confiança e afeto. Então, precisamos observar gestos, expressões faciais, corporais e vocalizações para decifrar suas emoções e necessidades.
Esse tipo de comunicação fortalece os laços entre gato e humano e contribui para a construção de uma convivência muito mais harmoniosa e significativa. Pensando nisso, listamos cinco sinais de comportamentos usados pelos felinos para demonstrar sua confiança. Confira abaixo!
1. Barriga para Cima:
Se você perceber o seu gato expondo a barriga, saiba que ele tem confiança em você. Isso mesmo, essa é uma área muito vulnerável para os pets e, quando ele vira para cima, significa que ele está se sentindo totalmente seguro.
A barriga para cima demonstra que o animal não vê nenhuma ameaça iminente e se sente completamente à vontade com quem está presente. Mas não se engane, não é um pedido para colocar a mão em sua barriga, ele prefere áreas da bochecha e testa.
2. Ronronar Constante:
Uma das formas mais reconhecíveis de comunicação felina, o ronronar na presença do tutor é um sinal claro de muito conforto e, ainda, os felinos só fazem em situações totalmente positivas.
Quando eles se alimentam ou se sentem confiantes, relaxados e felizes na companhia dos seus responsáveis, eles ronronam com uma certa frequência. É o indicativo de que eles se sentem muito seguros e protegidos.
3. Esfregar-se nas suas pernas:
Existe um feromônio que é depositado quando os gatos esfregam a cabeça em seus tutores. Esse é um sinal químico específico para marcar território e para reconhecimento de pessoas ou até de outros animais.
Ao se esfregar em seu tutor, ele está depositando esse sinal químico e demarcando como parte do seu círculo de confiança. O gesto é uma maneira clara de dizer que seu tutor é considerado parte importante da sua vida e do seu grupo social.
4. Piscar Lentamente:
Quando o seu gato pisca lentamente em sua direção, esse comportamento significa a demonstração de muito afeto. Dessa maneira, ele está te mandando a mensagem de que confia muito em você.
Este gesto é conhecido como “o beijo de gato” e é uma maneira clara de estabelecer uma conexão íntima, como indicação de que ele se sente seguro e totalmente relaxado na presença do tutor.
5. Dormir no Colo:
Ao escolher o colo de seu tutor como local de descanso, o felino demonstra suprema confiança. Naturalmente sempre alertas, os gatos normalmente preferem ambientes onde se sentem totalmente seguros para dormir.
Então, se o seu gato escolhe regularmente o seu colo como local da soneca, significa que ele tem total confiança em você para protegê-lo, mesmo em seus momentos mais indefesos.
Ou seja, observe e descubra!
Nada mais conclusivo do que observar o comportamento sutilmente para criar uma conexão mais profunda com seu adorável e companheiro felino. Sem esquecer que a construção desse vínculo é um processo e não acontece da noite para o dia.
Cada gatinho precisará do seu próprio tempo para se sentir seguro no ambiente ou na sua companhia. Por isso, invista diariamente na interação e em atividades positivas com ele, criando uma relação com base na confiança, carinho e cuidado.
Tudo de FeliComfort: A Vida Mais Rom-Rom
Escolha o seu favorito e garanta mais conforto e bem-estar para o seu felino.
Quer saber mais?
Acompanhe outras dicas e curiosidades em nosso blog.
Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama em gatos
Sim, a prevenção do câncer de mama nos felinos também é necessária!
Gengivite em gatos: sintomas, causas e tratamento
Muito além do “bafinho”, saiba o impacto da gengivite na saúde dos felinos!
Como preparar o gato para a chegada de um bebê?
Prepare-se, o novo membro da família pode ser um desafio para o felino da casa!
Castração de felinos: conheça todos os benefícios
Prevenir doenças e melhorar o comportamento para uma vida longa e saudável!
5 passos para ajudar seu gatinho idoso
Tudo sobre as necessidades físicas e biológicas dos gatos mais velhos!
Bolas de pelo: o estresse pode influenciar?
Saiba tudo sobre, da formação à prevenção.
Quando o gato é considerado idoso?
Saiba tudo sobre a infância, juventude, ou terceira idade do seu felino!
Setembro vermelho: prevenção de doenças cardíacas nos gatos
Os segredos para prevenir e cuidar da saúde cardíaca do seu felino!
Feromônio Facial: a chave para o bem-estar dos felinos
Lançamento da Avert, FeliComfort ajuda a transmitir a sensação de segurança,
conforto e bem-estar no ambiente, reduzindo o estresse dos gatos.
5 sinais que o gato está estressado
Veja dicas para identificar e resolver o estresse do seu gato!